segunda-feira, 30 de abril de 2012

INICIANDO UM NEGÓCIO NO MUNDO DA AVICULTURA – PT. 1



Toda pessoa, ao iniciar um negocio próprio, tem que planejar aquilo que irá fazer, como ele irá fazer, que materiais irá utilizar, quanto irá gastar, quanto poderá obter de lucro ou de capital de giro, enfim, deve haver toda uma programação de como será empregado o capital inicial ou o recurso disponível. O produtor, ao iniciar um negocio próprio no mundo da avicultura, tem que possuir um conhecimento prévio de como ele deverá agir, mesmo que este seja empírico ou obtido em livros, congressos, encontros, pesquisas e etc. Esse conhecimento engloba desde a chegada dos pintinhos até a venda das aves (se estas forem utilizadas para corte) ou alojamento das mesmas (se estas forem utilizadas para postura (poedeiras)) na fase adulta.

A CHEGADA DOS PINTINHOS

Como os pintinhos ainda não possuem a resistência e imunidade das aves adultas, estes devem possuir todo um cuidado especifico como podemos verificar abaixo:

- A chegada deve ser programada, para ocorrer nas horas mais frescas do dia, pois assim haverá melhores condições ambiente para os mesmos .
- Os pintos deverão ficar alojados um local limpo, arejado e protegido do sol e da chuva.

Os pintos sadios apresentam as seguintes características:
         1) aspecto ativo,
         2) sem defeito físico,
         3)olhos brilhantes e arredondados,
         4) tamanho uniforme,
         5)plumagem fofa,
         6)umbigo cicatrizado,
         7)pernas enceradas e
         8)sem emplastamento (fechamento) da cloaca (ânus) do pinto.

- O circulo de proteção, é onde os pintinhos deverão ficar alojados até um determinado período de tempo, até adquirir condições de ser: ou passados para o campo (sistema caipira/colonial), ou para um box/parcela, ou para gaiolas, ou mesmo para a venda dos mesmos nessa idade. Este circulo, deve ser preparado de forma que os pintinhos tenham liberdade para se locomoverem, possam ter água e comida a vontade e de fácil acesso. Os comedouros e bebedouros devem estar dispostos de forma paralela onde cada um fique numa extremidade do circulo e mantenham o padrão: 1 comedouro – 1 bebedouro para cada 100 pintinhos no circulo. Lembrando que, como os pintinhos ainda não possuem penas, apenas uma leve camada de penugem, e não possuem a presença da mãe como fonte de calor, deve-se preparar uma fonte de calor artificial para que os pintinhos possam se aquecer. Em relação à dita “cama das aves”, esta pode variar de tamanho dependendo da região em que irá se alojar os pintinhos; em regiões quentes, esta pode variar de 5 a 10 cm, enquanto em regiões frias, esta pode chegar até 15 cm de altura. Vejamos o esquema abaixo:



                Este esquema demonstra como deve se organizar os comedouros e bebedouros dentro do circulo de proteção com a fonte de calor ao centro. Outro ponto que deve ser analisado é a altura dessa fonte de calor. Se os pintinhos estiverem muito dispersos dentro do circulo e longe da fonte de calor, ela, por sua vez, está muito baixa e causando temperatura elevada no centro do circulo. Se os pintinhos estiverem muito aglomerados ao centro, a fonte de calor está muito alta, deixando que o clima esfrie muito dentro do circulo. O ideal é que a fonte esteja a uma altura que permita que os pintinhos possam manter a sua temperatura no estado ideal, assim, permitindo o crescimento de forma uniforme e ideal para os padrões desejados pelo produtor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário